BRAIN
Faça Login Sff
THE GAME

Participe do fórum, é rápido e fácil

BRAIN
Faça Login Sff
THE GAME
BRAIN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onde criar um fórum gratis de qualidade e com novidades?

Ir para baixo

Onde criar um fórum gratis de qualidade e com novidades? Empty Re: Onde criar um fórum gratis de qualidade e com novidades?

Mensagem  Jose Pedro Dom Ago 21, 2011 7:28 pm

Acho melhor um servidor "dedicado" (quero dizer, é partilhado, mas nós temos total controlo com o que pomos lá).

Por exemplo, aqui está uma lista de alguns servidores que têm serviços grátis (e sem publicidade):
  • 000webhost ( 000webhost.com ) - É o que eu uso para o meu site. É relativamente estável, tem PHP e 2 bases de dados MySQL. Até agora não tive problemas com abusos de bandwidth nem nada parecido. Mas aviso que o programa de afiliação é uma fraude (ou seja, ao contrário do que dizem, eles não vão pagar para arranjarem mais gente para o serviço deles).
  • Byethost ( byethost.com/free-hosting ) - É um servidor conhecido, tanto quanto sei, mas nunca usei.
  • xtreemhost ( xtreemhost.com ) - Tanto quanto sei, um amigo meu usa, parece bom, mas acho que tem umas condições malucas de se ter de escrever algo no fórum deles pelo menos de 2 em 2 semanas.

Para um bom domínio grátis, nada melhor que o CO.CC ( co.cc ), que permite ligar um servidor normal a um domínio co.cc através de registos A, namespaces e tudo o mais, para evitar redireccionamentos ou iframes (assim não há problemas em adicionar páginas específicas aos favoritos ou outras chatices semelhantes).

Toda a gente sabe que o phpBB ( phpbb.com ) é o software de fóruns mais potente na gama do software grátis. Se fossemos por opções pagas, teríamos software como o vBulletin ( vbulletin.com ) e o IPboard ( invisionpower.com/products/board ) que ultrapassam em muito qualquer alternativa grátis que conheça. No entanto, o phpBB é uma alternativa viável e já reconhecida e usada (eu trabalho de vez em quando em temas para phpBB).

Para ter o phpBB em Português de Portugal, é só obter o pack de linguagem pt-PT no site do phpBB ( phpbb.com/customise/db/translation/portuguese ) e seguir as instruções.

Para defender do SPAM, o phpBB tem um serviço captcha ao registar, mas a opção predefinida é ineficiente e a maior parte dos bots de SPAM passam. Uma alternativa é arranjar uma API key do reCAPTCHA ( google.com/recaptcha ) e usar essa alternativa para parar o SPAM de vez.

Por fim, existem vários sites dedicados a fazer temas profissionais para o phpBB 3 e que oferecem alguns de graça, como por exemplo este ( rockettheme.com/phpbb3-styles ) (no fundo da página) e este ( wp.christianbullock.com/category/freebies ). Dois dos meus temas preferidos desses sites são o Modestus ( rockettheme.com/phpbb3-styles/modestus ) e o Supernova ( wp.christianbullock.com/new-phpbb3-style-supernova ).

E pronto, espero ter-vos dados as ferramentas de que necessitam para ter um fórum a funcionar com (quase) total controlo sobre ele.

EDIT: Ah! E mais uma coisa, a primeira coisa a fazer quando se começa um fórum phpBB é desactiva o tipo de conta "Newly Registered User" e passar imediatamente para o tipo normal, pois prevenir os utilizadores novos (como eu) de por links ou imagens a limpo nos seus posts em nada vai ajudar os administradores ou moderadores, pois quaisquer bots simplesmente poem os links sem nada a mostrar que são links (como eu fiz) e toda a gente continua a ser incomodada. Se existirem problemas de SPAM, então certifica-se que o reCaptcha está activado e arranja-se mais moderadores à medida que o SPAM se torna mais penoso.
Jose Pedro
Jose Pedro
Newbie
Newbie

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 31

http://jp-arvela.co.cc

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos